quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O QUE É O NEUROMA DE MORTON?

     
      Vários corredores passaram, passam ou irão passar por isso. Uma dor que começa de leve na parte superior dos pés, mas que ao longo do tempo vai irradiando para as extremidades dos dedos, deixando-os dormentes.
      O Neuroma de Morton é uma compressão forte no nervo dos dedos do pé. O nome é uma homenagem ao médico Thomas G. Morton, que descreveu os sinais pela primeira vez em 1876 e remete a uma espécie de nódulo que surge nos nervos que percorrem os dedos dos pés. Mais comum em mulheres ( casos de 8 por 1 homem).
      Essa  lesão aparece em pessoas que usam sapatos apertados na ponta dos dedos, ou que tenham uma biomecânica ineficiente, como nos corredores de rua que força muito as pontas dos pés durante as passadas. a nodulação ocorre com maior frequência entre os ossos do terceiro e quarto dedos do pé, mas também ocorre entre o segundo e o terceiro. Apenas um exame de imagem (ressonância magnética) pode dar certeza no diagnóstico.


      A prevenção se dá através do uso de calçados mais largos nos dedos e acolchoados, mas isto não é 100% eficaz.
      O tratamento, na maioria dos casos, é cirúrgico, mas em último caso. Seguindo as dicas anteriores e evitando por um tempo as atividades de alto impacto, as dores aliviam, mas podem voltar.


Cirurgia do Neuroma de Morton:






Ficam as dicas!


Manoel Fagundes
Coord. Técnico Unidade Boqueirão
Instrutor Studio Pilates