segunda-feira, 23 de julho de 2012

TREINAMENTO MUSCULAR: O QUÊ ESPERAR E QUANTO TEMPO?

      Quando está chegando perto do Verão, a tendência é procurar fazer uma atividade física. Então aumenta a procura por academias, e quanto mais é oferecido de modalidades melhor. Mas não é bem assim que deve funcionar! Devemos atentar se é um ambiente saudável, seguro, se oferece profissionais ou estagiários credenciados no Conselho Regional de Educação Física, se oferece uma avaliação física, etc...
      Feito isto, partimos para o principal. Qual seu objetivo?
      O aluno solicitará ao profissional de Educação Física o tipo de treino que pretende seguir por um determinado tempo. Após isto, e um bom tempo depois começam a aparecer os resultados. As vezes positivos e as vezes negativos. Quase sempre o culpado é o próprio aluno, que não consegue dar continuidade nos treinamentos, e por vezes a inexperiência de um profissional ou estagiário da área.
      Muitas mulheres desejam sempre a mesma coisa, "perna, glúteos e abdômen", e não gostam de fazer os treinos de membros superiores, prejudicando tanto o desenvolvimento do corpo como o tornando disforme. Mas nada como uma conversa muito explicativa sobre o assunto para convencer a esquecer esta ideia. Pois elas sempre acham que irão ficar muito masculinizadas, e não podemos negar isto, porém somente se ela desejar e treinar errado. Para isto serve a avaliação física e a orientação do profissional.




      Algumas mulheres procuram um treino que as deixem "saradas e definidas", mas se esquecem que para isso é preciso ganhar muita massa magra e perder gordura, o que as vezes acarreta num ganho de peso.
      Já para os homens é sempre a mesma ideia: Peito, braço, abdômen e costas! E as pernas??? É preciso também convencê-los de que é muito importante trabalhar o corpo inteiro para haver uma uniformidade perfeita.
      Para ambos os trabalhos é preciso aderir à algumas técnicas e modelos de alimentação mais adequada. Isto, só quem pode fazer é o Nutricionista! Assim como a indicação de suplementos. Nós temos apenas noção de como deve ser feita uma alimentação para treinamentos específicos, mas o Nutricionista estudou para isso.



      A melhor dica continua sendo praticar esportes que você se identifique mais, que lhe tragam prazer e não sofrimento ou dores.







      Sinta-se bem praticando esportes e não os torne uma obsessão, pois este é o caminho para a desistência de várias coisas, desde o próprio esporte até mesmo sua vida social e afetiva. Esta é a melhor maneira para se conquistar o corpo ideal para você, e não para os outros.






      Não esqueça de respirar corretamente durante os exercícios. além de proporcionar um ganho maior de condicionamento levando mais oxigênio para os músculos, ajuda a relaxar também e a se concentrar melhor.



      Nunca esqueça de se alongar após a prática esportiva! Relaxa a musculatura, provoca o rompimento de mais fibras musculares e facilita a circulação sanguínea, aliviando muitas tensões e provocando um relaxamento também!






Ficam as dicas


Manoel Fagundes
Coord. Técnico Unidade Boqueirão
Instrutor Studio Pilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário