terça-feira, 3 de julho de 2012

PILATES COMO UM GRANDE AMIGO NA CONQUISTA DE UM CORPO MALHADO


      Se a sua única estratégia para definir e ganhar músculos é na sala de musculação ou ginástica, é melhor repensar sobre isto! Pois saiba que a técnica criada por Joseph Pilates pode ser uma boa alternativa para conquistar tudo isto e mais um pouco, em um tempo muito menor!
      Sabemos que malhar numa academia é tudo de bom, ainda mais pra quem gosta de agito ou encontrar os amigos, mas o Pilates chega com mais força agora, sendo comprovada inúmeras vantagens desta atividade. Por seu trabalho ser feito de dentro para fora, através da musculatura profunda do CORE, responsável pela sustentação dos órgãos, estabilizadora da coluna, auxiliando no alívio das dores nas costas e que gera força para os movimentos do tronco. "O Pilates permite que você tenha um corpo malhado sem puxar ferro, pois é uma atividade que aciona grupos musculares de grande importância para para o controle postural, trazendo um condicionamento e fortalecimento de todo o corpo.
      Qualquer movimento do Pilates trabalha o corpo de dentro para fora, fazendo com que o tônus muscular seja mantido por muito mais tempo.


      Os exercícios feitos em uma sala de musculação exercitam prioritariamente os músculos mobilizadores. Como são menos resistentes, entram em fadiga mais rápido e são responsáveis pelos movimentos mais amplos, como Bíceps, Tríceps, Quadríceps, Glúteos e Reto Abdominal. No Pilates acontece o contrário, os músculos mais trabalhados são os estabilizadores. São músculos pequenos, profundos e altamente resistentes, responsáveis por movimentos mais sutis e pela manutenção da postura ereta, entre eles estão o Abdominal Transverso, Manguito Rotator e os Flexores do Quadril.


      No início o Pilates é um pouco chato, pois é preciso que o aluno compreenda os movimentos, sinta a musculatura trabalhando, reaprenda a respirar (uma das partes mais difíceis), exija sua coordenação motora e trabalhe o equilíbrio. Estes fatores são trabalhados intensamente e deve ser cobrado muito pelo instrutor. Conseguindo agregar tudo isto, o aluno começa a se conhecer e a entender onde e como esta sendo feito o trabalho, conseguindo assim um melhor desempenho nos exercícios.


      Procure um lugar com profissionais capacitados e que se preocupem com sua segurança. Existem também várias técnicas oferecidas no mercado, algumas dizem ser "Original Pilates" e alguns outros nomes. E outros estúdios aplicam técnicas aprimoradas através de estudos, partindo sempre da original, claro.
      Uma dica é intercalar as aulas de Pilates com exercícios aeróbicos e mantenha uma dieta balanceada para atingir mais rápido ainda seus objetivos. 
      Os exercícios do Pilates partem sempre a partir da contração do CORE (musculatura localizada na região abdominal, lombar e pélvica), responsável pela estabilização dos movimentos. Notamos quando um aluno perde o equilíbrio ou a amplitude do movimento observando esta região. Quando é relaxada o corpo praticamente se solta e os movimentos ficam bem diferentes.


      Este grupo de músculo fica contraído durante toda a execução dos exercícios proporcionando um grau de dificuldade ainda maior do trabalho, coordenação motora e respiração.
      Siga estas dicas e acrescente o Método Pilates a sua rotina de treinos ou se você não pratica nenhuma atividade física, não perca tempo então!!!


Bons treinos e seja feliz!


Manoel Fagundes
Coord. Técnico Unidade Boqueirão
Instrutor Studio Pilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário