quinta-feira, 31 de maio de 2012

9 MITOS DA CORRIDA

      TUDO AQUILO QUE VOCÊ OUVE DURANTE OS TREINOS, MAS DEVE IGNORAR!!!


      Sempre recebemos conselhos antes de correr, como por exemplo, usar um agasalho para ajudar a perder peso, enrolar o abdômen com um saco plástico ou papel filme para suar e definir, não forçar muito, levar o celular para uma eventual emergência, não correr na rua por causa dos carros, etc...
      Veja alguns dos outros mitos e fique ligado!


1º - Correr causa flacidez
MITO: A flacidez é causada pela perda de substâncias da pele. A corrida feita na rua nos expõe aos danos causados pelo Sol, por isso, com o passar do tempo, isto fica mais evidente. Mas podemos diminuir muito isto com o uso de um protetor solar fator 30, no mínimo!


2º - Correr causa envelhecimento precoce
MITO: Sem exageros, nenhuma atividade física resulta em envelhecimento precoce. Pelo contrário, com uma alimentação saudável e o uso de protetor adequado ajudam a retardar isso. Ter hábitos saudáveis só deixa o envelhecimento mais distante.


3º - Para condicionar mais rápido é preciso correr todo dia
MITO: O descanso é fundamental no processo de recuperação muscular. Uma rotina de treinos diários pode causar uma sobrecarga na estrutura músculo-esquelética e levar a ter lesões, retardando um melhor desempenho. 


4º - Não comer acelera o emagrecimento
MITO: NUNCA FAÇA ISTO!!!
      Ficar sem comer não facilita emagrecer, que é diferente de perder peso. Muito pelo contrário, você dificulta muito o desejado emagrecimento, pois desacelera o metabolismo. Você deve comer fracionadamente, e na quantidade certa.


5º - A corrida prejudica seu sistema esquelético
MITO: Isso não acontece se a pessoa estiver dentro do seu peso e com um tênis adequado. O impacto causado tanto na corrida como na caminhada ajuda na deposição de cálcio nos ossos, fortalecendo-os. Fique atento ao seu tipo de pisada para saber qual calçado é adequado.



6º - Corre agasalhado ajuda a perder peso
MITO: Você perde peso realmente, porém, este peso provém de líquidos (suor, muito suor)! Essa prática é muito prejudicial ao praticante de qualquer atividade física, pois a desidratação causa vários problemas musculares, além de deixar a pessoa indisposta, baixe a pressão arterial e em alguns casos até desmaios e enjoos podem acontecer.


7º - As cãibras acontecem por falta de potássio
MITO: Não é só por falta de potássio que elas ocorrem, outras substâncias estão envolvidas no processo, assim como o nível de condicionamento do atleta e influências patológicas. A falta de flexibilidade também está ligada às cãibras.


8 - Correr carregando pesos ou caneleiras ajuda no condicionamento
MITO: JAMAIS!!!
      Cada coisa tem seu tempo. Os pesos desequilibram o corpo, fazendo com que você corra na postura errada. O certo é fortalecer a musculatura com musculação, Pilates, etc... 


9 - É bom secar o suor durante a corrida
MITO: Não é recomendado. Poucos sabem, mas a função do suor está relacionada à manutenção do resfriamento da pele, pois é vital que ela não esteja aquecida para que haja a perda de calor corporal para o meio ambiente. Por isso não se deve secar o suor, pois a sudorese (liberação do suor) é o maior mecanismo de regulação da temperatura corporal.


      Seguindo estas dicas, procure um profissional de Educação Física para lhe mostrar técnicas e fornecer uma planilha de treino adequada a sua necessidade e condicionamento. Não corra riscos desnecessários.


Manoel Fagundes
Coord. Técnico Unidade Boqueirão
Instrutor Studio Pilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário