segunda-feira, 7 de maio de 2012

PILATES E TREINO FUNCIONAL ORIENTADO PARA O SURF

     
      O surf é um esporte que trabalha o corpo inteiro, por isso, devemos dar uma atenção especial a ele.
      O Pilates e o Treinamento Funcional trazem ótimos resultados na melhora de equilíbrio, força, resistência e flexibilidade para uma prática mais segura, diminuindo muito o risco de lesões dentro e fora do mar.
      O Treino Funcional chega com uma técnica aprimorada, trabalhando no ganho de força e equilíbrio através das dificuldades proporcionadas pelo próprio corpo. Temos que trabalhar utilizando ângulos específicos para dar instabilidade e ganho de força. Muitas vezes não se utiliza nenhum material, apenas o corpo. Que já traz muitas limitações na execução dos movimentos. Podemos ainda acrescentar o TRX, ou Treino Suspenso. Este também faz parte do Funcional, porém, como o nome diz, você executa os movimentos em suspensão. Tornando ainda mais difícil a prática.



      Já o Método Pilates amplia o leque de trabalho específicos para os surfistas. Por dar ênfase no trabalho do CORE (região Abdominal, Lombar e Pélvica), trazendo força e controle através de instabilizações controladas e seguras, proporciona um ganho absurdamente incomparável a práticas como musculação, natação ou lutas. Todas estas trazem benefícios também, porém, com certas restrições de ganhos e segurança.

      Dr. Joel Steinman - médico especialista do esporte, Pilates e surfista a mais de 30 anos. Diretor TAO PILATES - Instituto de Medicina do Esporte


      Por se tratar de uma técnica apurada no controle corporal, deve ser feita sob a orientação de um profissional capacitado. O Próprio surf oferece um ganho postural muito bom, porém, devemos dar uma atenção especial para a Coluna Cervical e Lombar, pois vários atletas e apenas praticantes comuns podem desenvolver alguma lesão relacionada a posição em que o surfista se encontra por um período de tempo maior, que é durante a sua remada. 
      Temos que trabalhar no reforço da Coluna Vertebral por inteira, atentando juntamente no equilíbrio, consciência Corporal, coordenação motora e respiração. O Pilates é uma técnica que consegue trazer resultados muito rápidos, tanto no ganho de condicionamento físico quanto na reabilitação.
      A técnica utilizada no Fit Center Studio Pilates, pelo Professor Manoel Fagundes (CREF nº 011109-G/RS), é a mesma do Instituto Tao Pilates, conquistada através de cursos específicos no mesmo instituto, com a orientação do próprio Dr. Joel Steinman e seus instrutores.


      Venha conhecer e surpreenda-se o Método Pilates.


Manoel Fagundes
Coord. Técnico Unidade Boqueirão
Instrutor Studio Pilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário