quarta-feira, 2 de maio de 2012

ATIVIDADE FÍSICA DA ADOLESCÊNCIA A TERCEIRA IDADE


       Que os exercícios físicos devem fazer parte da nossa rotina diária, isso todos sabem. Mas para as mulheres, trazem benefícios específicos. Se exercitando, elas têm amenizados os sintomas da TPM, menopausa, estresse e ainda conseguem perder peso e melhorar a estética.
      Não existe idade certa para a prática esportiva, desde que seja feita com cuidado e orientação de um profissional capacitado. Além dos benefícios informados anteriormente, contamos ainda com a diminuição das dores articulares, musculares, maior tonificação dos músculos e uma melhora significativa do equilíbrio. 
      Devemos encarar a prática de exercícios físicos como uma "válvula de escape" do dia-dia. Se levarmos muito a sério, se torna mais uma coisa "obrigatória", e isto não é bom. Atualmente as mulheres vêem desenvolvendo problemas cardíacos no mesmo índice dos homens, o que não ocorria até concorrerem no mercado de trabalho. Junto, chega também a hipertensão.
      Quando chega a Terceira Idade, o exercício ajuda o idoso na socialização, proporcionando a convivência em grupo. Trazendo também a prevenção de doenças (aumentando a imunidade), dores e fraturas. Atuando também no ganho de equilíbrio, flexibilidades, resistência muscular e aeróbica e o ganho de massa muscular e óssea, melhorando inclusive a memória, concentração e raciocínio.
      
      Alguns momentos especiais:


1º - Durante a gestação, a continuidade da atividade física é fundamental para que já se exercitava e engravidou. Não é preciso parar com os treinos, mas refazê-lo. Pois é preciso modificar os exercícios desde sua intensidade, cargas e ângulos, priorizando sempre o bem estar da mamãe e do bebê. Para isso, se faz necessário a orientação de um Educador Físico capacitado. Uma das práticas mais indicadas está o Pilates, por trazer ênfase a região Abdominal Lombar e assoalho Pélvico, proporcionando um ganho maior de força e sustentação para a barriga, um alinhamento de Coluna e um controle maior no equilíbrio, coordenação motora, respiração e alívio das dores gestacionais. No pós parto também, além de todos os benefícios já mencionados, o Pilates fortalece principalmente o músculo Períneo, melhorando e eliminando a incontinência urinária.


2º - Entre os 30 e 40 anos, o exercício atua como preventivo à osteoporose. Ajuda também na regularização das taxas hormonais, reduzindo os sintomas da TPM e a diminuição da insônia.


3º - Na menopausa ocorre um declínio crítico do metabolismo da mulher. Com a desaceleração, o aumento de peso é quase normal. Com a atividade física consegue-se controlar isto, proporcionando uma regulagem metabólica e diminuindo os sintomas da insônia, depressão e a baixa autoestima.


      Estas dicas podem ser seguidas e orientadas em nossas academias, sempre contando com a orientação adequada e treinos específicos feitos para você!


      Estamos lhe aguardando em uma de nossas unidades


FIT CENTER  -  CENTRO
FIT CENTER  -  BOQUEIRÃO
FIT CENTER STUDIO PILATES


Manoel Fagundes
Coord. Técnico Unidade Boqueirão
Instrutor Studio Pilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário