terça-feira, 8 de maio de 2012

CORREDOR, PREVINA-SE DAS LESÕES COM O MAT PILATES

     
      A corrida vem se tornando cada dia um dos esportes que mais ganha adeptos. Por vários motivos. Alguns deles são o ganho de resistência muscular e cardiorrespiratória, a perda e a manutenção do peso, e a ideia de superação de limites. É um esporte que envolve dor, sofrimento, impacto e desgaste das articulações dos pés, joelhos e quadris, mas a satisfação de dever cumprido e a explosão de endorfina pós treino é muito superior à tudo isto.
      Por isto, listamos alguns exercícios do Mat Pilates que podem ajudar na prevenção de inúmeras lesões, além das que foram ditas anteriormente. No Pilates trabalhamos muito a força de CORE (musculatura da região abdominal - pélvica e lombar), auxiliando no controle dos movimentos, equilíbrio e coordenação motora. Através destes controles, conseguimos focalizar também, onde e quando enviarmos o estímulo de força correto, chamando isto de Consciência Corporal.


      Com o movimento chamado Cisne, ativamos os músculos extensores posteriores, extensores dos quadris e peitorais. Este movimento ajuda no combate a má postura quando estiver cansado.


      Podemos ainda acrescentar o acessório Magic Circle para trabalhar mais na estabilização.

      Fazendo algumas extensões de perna, alternando-as, trabalhamos o corpo inteiro, ajudando a sustentar o CORE e os membros superiores.


      No movimento de Prancha, ativamos toda musculatura dorsal, abdominais, membros superiores e inferiores. Podemos ainda alternar a elevação de pernas. Este exercício ajuda a fortalecer principalmente o abdômen. 

       Utilizando a bola, ativamos também a musculatura lombar, abdominais laterais e oblíquas.


      Com o chute lateral ativamos o CORE por inteiro, músculos posteriores da coxa, glúteos, quadríceps e flexores dos quadris. Atua também como um ótimo estabilizador de coluna.

      Podemos adotar duas posições como variantes de dificuldade. A mais fácil é com o tronco no chão e apoiando a cabeça no braço.


      Para finalizar, um abdominal com a instabilização da bola. Ótimo exercício para alongar a coluna, abdômen, e fortalece inclusive o quadríceps.



      Bons treinos.


FICAM AS DICAS...


Manoel Fagundes
Coord. Técnico Unidade Boqueirão
Instrutor Studio Pilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário